Pretérito Mais-que-perfeito - William Gomes 10/09/2007

7:50. O sinal tocou. Como em meu colégio é sala ambiente, dirigi à sala de Filosofia. O professor esperou todos chegarem e se acomodarem. Logo em seguida, ele começou a chamar o nome e cada aluno deveria ir buscar o seu texto. Esses foram os textos dos alunos que não estavam numa outra aula ou dos que fizeram novamente porque os primeiros textos estavam incompreensíveis. Exemplo, o meu. Talvez porque não tinha entendido o que ele realmente tinha proposto. Fiz outro. Perguntei a ele o que achou desse outro. Ele juntou os lábios e balançou a cabeça, mostrando um “mais ou menos bem negativo”. E nesse vai-e-vem de alunos eu estava no fundão conversando com um colega.
Todos os textos foram entregues. Mas... cadê o meu, ora? E quando eu ia perguntá-lo...
- Eu queria pedir um momento de atenção a vocês para eu ler um texto. Chama Futuro do Pretérito. – disse ele à atenção dos alunos.
Eu olhei pro lado e falei baixinho com o meu colega.
- Renato, é o meu texto.
Depois desse momento eu fiquei simplesmente imóvel, paralisado. Só ouvindo e olhando pro povo. Todos estavam quietos, todos mesmo.
“Meu Deus! Não acredito.” – pensava comigo mesmo. Hoje é meu dia. Vai pro blog. Após as últimas palavras do Futuro do Pretérito, ele disse:
- Essa foi a melhor coisa que eu já li nesse ano feito por um aluno...
Pausa. Só quero que vocês me imaginam imóvel nesse momento. Totalmente pasmo. Continua.
- Esse foi o texto de William.
Levantei com a maior cara de bobo. Olhando e rindo pro pessoal, pra demonstrar a humildade, fui buscar meu texto. Voltei e sentei lendo a observação que ele escreveu em minha folha:
“Muito bom. A melhor coisa que eu li, escrita por um aluno este ano.”
Logo a baixo de sua assinatura tinha um belo 10,0!
(Só quero lembrar aqui, que em momento algum estou me gabando, ouviu? Minha missão aqui é apenas compartilhar e fixar minha felicidade nesta página.)
E após esse ocorrido, a aula seguiu normalmente. A próxima eu matei.


Ah, vocês querem ler o texto? Tá aí em baixo.


Futuro do PRETÉRITO

Quem nessa vida nunca teve a sensação de que o mundo está correndo cada vez mais depressa? Os dias estão cada vez menores. E a culpa de toda essa velocidade é nossa. Devemos isso graças à tecnologia, à chegada da notícia mais rápido e de nossa própria maneira de pensar no futuro, deixando de lado tudo aquilo que está em nossa frente. Vale a pena fazer tudo hoje pensando no amanhã impreciso? Já parou pra pensar que pode ser o mundo quem está querendo nos acompanhar?
Todas essas tarefas feitas de uma só vez, que fazemos ao correr do dia, fazem parte, principalmente, da nossa (IN)eficiência. Inteligente/eficiente é realmente aquele quem faz mais coisas em pouco tempo? Pra uma cultura que associa viver mais depressa com inteligência e felicidade, pode ser. Se tantos credos afirmam que o nosso futuro está guardado, para que tamanha pré-ocupação com ele?
Esse tão sonhado futuro não passa de um presente atrasado.


WILLIAMGomes, 03/09/2007

3 glosas.:

Juliana disse...

Gostei more!!
Q fofo seu comentario sobre seu dia dia no colegio ..
ate ja sei quem eh seu prof. j foi meu tbm!
Mto exigente!
Bjao!
Adooooroooo vcccccccc

Jean disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jean disse...

olhaa
tinha até esquecido de comentar!

adorei a ultima frase, vc é foda! iuhaa

abraço

ps: como o blogger sabe meu nome?!?! hauihaiuhaiuha